O atual número 0800 61 1997 será substituído por apenas três dígitos: 136. Assim, a população terá fácil acesso à Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e aos serviços de orientação.
O número, gratuito para a população, deverá entrar em vigor entre 30 e 90 dias, conforme determinação da norma 410 da Anatel.
Outros órgãos já utilizam atendimento direto com três dígitos. Aos poucos, esses números começam a ser facilmente lembrados pela população como, por exemplo, o 192, usado para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Em 2010, o serviço da Ouvidoria recebeu 4,6 milhões de ligações. Atualmente o Sistema Nacional de Ouvidorias está presente em 26 estados – Rio Grande do Sul está em fase de estruturação.
Como usar a Ouvidoria do SUS
Por telefone
Pelo número 136, o cidadão terá em até 90 dias acesso gratuito à Ouvidoria do SUS, 24 horas por dia. São oferecidas diversas opções, tais como: fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios; solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos ou sobre campanhas do Ministério da Saúde. É possível, também, optar por falar diretamente com um atendente.
Pela internet
Por meio da página (clique aqui para abrir), é possível registrar e acompanhar o andamento da crítica ou sugestão feita por escrito.
Por carta
Deve-se enviar a carta com nome e endereço completos para o seguinte destinatário:
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde
Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS
Setor da Administração Federal (SAF) Sul
Quadra 2, Lotes 05/06, Ed. Premium, Torre I
3º andar, sala 305
CEP: 70.070-600. Brasília-DF
Atendimento presencial
É necessário ir ao Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, que fica no endereço citado acima. Este canal possibilita ao cidadão detalhar suas opiniões, sugestões e reivindicações.



0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.