domingo, 22 de maio de 2011

Exercícios físicos e circulação

A frequência de batimentos cardíacos é bem menor em um atleta do que em uma pessoa que não se dedica a atividades físicas com regularidade. Isso acontece porque, no primeiro, o músculo cardíaco, em cada batimento, manda ao corpo um volume de sangue muito maior. A frequência de batimentos, em um atleta em repouso, gira em torno de 50 por minuto, enquanto em uma pessoa sedentária pode chegar a 80 por minuto. Nas pessoas não acostumadas a exercícios físicos, a frequência de batimentos durante o esforço também é muito maior do que em um atleta.

Musculação, atividade física boa para malhar os músculos dos braços
O efeito da prática regular de exercícios físicos sobre os batimentos cardíacos se faz sentir aos poucos. Em um programa de condicionamento físico bem planejado, um mesmo esforço, realizado durante várias semanas, acaba levando a uma diminuição na frequência dos batimentos. Isso significa que o músculo cardíaco está adquirindo uma maior capacidade de trabalho. Por outro lado, se a pessoa quiser manter carta frequência de batimentos, o exercício terá de ser realizado com intensidade cada vez maior, o que também indica melhora no desempenho do coração.

Há bastante tempo se sabe que a prática habitual de exercícios físicos está relacionada a longevidade e à saúde cardiovascular. Para se obter um condicionamento físico razoável e diminuir o risco de problemas cardiovasculares, recomenda-se realizar diariamente de 20 a 30 minutos de exercícios moderados, como andar, correr em ritmo acelerado, nadar ou dançar.

A atividade física regular reduz o risco de se formarem placas de colesterol nas artérias, que comprometem a oxigenação do músculo cardíaco. Também facilita a redução do peso, importante fator de risco nos problemas do coração.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More