
Todos nós sabemos como é ruim o mau hálito. Apesar de não ter grandes consequências clínicas, ele pode atrapalhar e muito o convívio daspessoas e abalar seu equilíbrio psicológico. É comum pessoas se sentirem inseguras e consequentemente entrar em depressão por causa das dificuldades impostas pelo mau hálito. Apesar de tudo isso, essa é uma doença que em 99% dos casos tem cura. Além disso, não podemos esquecer que o mau hálito matinal por exemplo, é comum e não deve ser encarado como uma doença.
O mau hálito ou halitose ataca cerca de 60% da população mundial, porém, a grande maioria é causada ou por uma alimentação picante com alho ou cebola que naturalmente causam um odor desagradável na boca, ou então por uma higiene bucal deficitária. Nesse caso, o tratamento se restringe a uma boa escovação, principalmente na área posterior da língua onde pode ficar acumulado grande maior quantidade de bactérias responsáveis pelo mau hálito. A escovação bem feita dos dentes evita também inflamações da gengiva ou o acúmulo de resto de alimentos o que também causa o mau hálito.
São poucas as vezes que a causa do mau hálito é associado ao estômago, as causas extra bucais mais frequentes são doenças bronco-pulmonares, alcalose, digestivas, hepáticas, diabetes, nefrite, tabagismo, doenças febris, stress, longos períodos de jejum, desidratação, respiração pela boca e também certos tipos de medicamento.
A melhor forma de evitar o mau hálito é cuidando da higiene bucal e da alimentação. Cenoura, maçã, e as fibras auxiliam na limpeza dos dentes e gengivas. A ingestão frequente de água também é importante. A estimulação da produção de saliva também ajuda evitar o mau hálito. Já para quem tem tendência ao mau hálito, o melhor é evitar carnes gordurosas, frituras, repolho, alho e cebola. Também deve-se evitar as bebidas alcoólicas e o fumo.
Além de todas essas medidas, é importante fazer visitas periódicas ao dentistas, para assim, identificar e resolver com maior eficiência qualquer problema bucal.



0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.