terça-feira, 17 de maio de 2011

Genes defeituosos causam doenças | Parte I

Da mesma forma que o genes determinam a cor da nossa pele, o tipo de cabelo que temos ou a forma do nosso queixo, eles são também responsáveis por várias reações químicas do metabolismo, que ocorrem no interior de nossas células. Genes, em última análise, são pedaços de DNA, que funcionam como informações que indicam como nossas células devem agir, em termos de metabolismo.

Como seria se recebêssemos de nossos pais alguns genes defeituosos? Nossas células, nesse caso, estariam recebendo informações errôneas sobre como se comportar quimicamente, e isso poderia trazer problemas mais ou menos graves.

O albinismo é um bom exemplo. O gene A informa como as células devem proceder para fabricar melanina, enquanto o gene a não faz isso.Quando a pessoa herda tanto do pai como da mãe o gene a, causador do albinismo, suas células simplismente não não recebem as instruções para fazer o pigmento melanina. Isso ocasiona vários tipos de desconforto, já que a melanina filtra a radiação em excesso, protegendo a pele humana. Pessoas albinas têm a pele muito sensível a luz, e, por falta absoluta de pigmento nos olhos , ficam ofuscadas com uma claridade que seria suportável para os demais indíviduos.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More