quarta-feira, 20 de julho de 2011

Benefícios e propriedades do arroz integral

Não é em vão, se conhece que absolutamente todas as culturas (especialmente aquelas culturas culinárias e gastronomicamente falando), contam tanto nas suas receitas de comida como de sobremesas com o arroz como seu ingrediente principal.
arroz integral
Pelos seus benefícios e propriedades, trata-se de fato em um alimento praticamente essencial e indispensável em nossa dieta, ao ser rico em proteínas e amido, e baixo em gorduras.

O arroz é um dos cereais mais cultivados e consumidos do mundo, justamente depois do trigo.
No entanto, se existe um tipo de arroz que contribui um maior número de propriedades e nutrientes essenciais, é o arroz integral.
Benefícios e propriedades do arroz integral
O arroz integral é um dos arrozes mais nutritivos que existem, já que é o único que conserva todos seus benefícios, graças a que, no processo de refinado, não se eliminou sua casca.
Conserva a maior parte de vitaminas (principalmente vitaminas do grupo B e E), proteínas e minerais (sobretudo magnésio, cálcio, potássio e fósforo).
É um dos arrozes ideais dentro de uma dieta e alimentação saudável, principalmente pelos diferentes benefícios do arroz integral, que contribui em cada prato.
Além disso, segundo recentes estudos parece que o arroz integral é bom contra o colesterol, já que ajuda a diminuir os níveis de colesterol alto.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Desfrutar dos alimentos através das cores

E, precisamente, uma das melhores formas é aumentar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, responsáveis da cor dos alimentos, por isso podemos combinar frutas e verduras atendendo a cor que tenham e, especialmente, conhecendo que benefícios e propriedades possuem dependendo da cor predominante.
alimentos cores
Laranja

Muitos especialistas em nutrição asseguram que uma boa alimentação é aquela que além de ser saudável é equilibrada, combinando por sua vez alimentos saudáveis que ajudem às pessoas a manter uma boa saúde e a prevenir a aparição de muitas doenças evitáveis com o que comemos diariamente.
Estes alimentos destacam porque neles encontramos betacaroteno, que em nosso organismo se transforma em vitamina A, e cuja principal função é a de proteger as diferentes células da pele, intervindo frente aos danos dos radicais livres e a de atuar sobre os diferentes pigmentos visuais.
Isso sim, não devemos esquecer que nestes alimentos também nos encontraremos com flavonoides, vitamina C, licopeno entre outros.
Roxo
A cor destes alimentos se deve principalmente a seu conteúdo em caroteno. E, por exemplo, a este grupo pertence o licopeno, um pigmento natural que como já vimos em algum momento, exerce em nosso organismo uma ação antioxidante.
Segundo diversos estudos, estes compostos podem ajudar a diminuir o risco de sofrer determinados cânceres e diversas doenças cardiovasculares, aumentando também a eficácia do próprio sistema imune e eliminando a ação dos radicais livres.
Neles também encontramos vitamina C, enquanto as frutas de cor vermelho escuro são ricas em antocianina, outro antioxidante que pertence neste caso à família dos bioflavonoides.

Amarelo

Nos alimentos de cor amarelo nos encontramos principalmente com a vitamina E; como sabemos, um dos mais importantes antioxidantes lipossolúveis que existem, e que encontramos principalmente nos azeites de origem vegetal.
Algumas investigações indicam que pode ajudar a reduzir o risco de sofrer alguns tipos de câncer, diabetes ou doenças cardiovasculares, e nestes alimentos nos encontramos também com a vitamina C, que conta com efeitos antioxidantes contra a ação negativa dos radicais livres.
Verde
As frutas e verduras ricas em cor verde contam principalmente com ácido fólico, luteína e vitaminas C, A e K, que ajudam a potenciar a visão e a protegê-la de danos diversos.
Ajudam também a minimizar e ajudar na prevenção das doenças cardiovasculares e do coração, cuidando inclusive a saúde de nossa pele contra as diferentes agressões exercidas pelas radiações ultra violeta na pele.

terça-feira, 12 de julho de 2011

O alho é bom contra o colesterol

Possui muito potássio, e os dentes de alho contém anticoagulantes naturais que previnem a acumulação de plaquetas, evitam a formação de coágulos mantendo o sangue fluente.
 

Da mesma forma que o abacate, o alho pode ser realmente bom contra o colesterol, já que entre outras questões, e pelos seus benefícios e propriedades, o alho ajuda a abaixar o colesterol alto.
Mesmo que é certo que o alho é um alimento algo calórico, já que 100 gramas do produto contam com 116 calorias, dado sua força no sabor muito poucas pessoas são capazes de ingerir tanta quantidade.
Conta com uma substância chamada alicina, que previne a arteriosclerose, aumentando os níveis de bom colesterol (HDL) e diminuindo os triglicerídeos e o colesterol alto em si.
Dado que o alho é muito picante e cheiroso, e se o cozemos perde 90% de suas importantes propriedades medicinais, o mais recomendável em tratamentos anticolesterol é tomá-lo em cápsulas.
Benefícios do alho contra o colesterol
*Contém alicina, que ajuda a abaixar o colesterol alto e os triglicerídeos.
*Previne a arteriosclerose.
*Aumenta o bom colesterol (HDL).
*Contém anticoagulantes naturais que previnem a formação de coágulos.

sábado, 9 de julho de 2011

Benefícios da sardinha

Os benefícios da sardinha.
Porque é mais barato, gostoso e bom, o que você quer mais? Se fôssemos resumir os benefícios de sardinha, são essas poucas palavras podem resumir os benefícios de comer sardinhas.
Outra vantagem da sardinha aponta para o colesterol, e que comer peixes oleosos como sardinhas, são boas para doenças cardiovasculares através da prestação de omega-3, uma gordura de alta qualidade. Sardinha também tem muitas vitaminas (A, B, D e E) e minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, iodo, potássio e zinco. Além disso, as sardinhas fornecem muito poucas calorias ao organismo (cerca de 153 kcal por 100 gramas).
Estes são alguns dos benefícios da sardinha.

domingo, 3 de julho de 2011

Smartphone ajuda a Emagrecer

O novo aplicativo Contador de Calorias do Smartphone é um bom método para conseguir emagrecer. Quem possui o aparelho pode incluir o aplicativo, e apontar nele tudo o que come.

O aparelho dá-se ao trabalho de contar todas calorias que foram ingeridas, o que faz com que seu utilizador perceba se houve um exagero ou não.

Assim fica mais fácil perceber se o indivíduo está consumindo uma quantidade maior de calorias do que seu organismo necessita diariamente e este pode rapidamente fazer melhores escolhas alimentares.

O aplicativo é benéfico à saúde e quem acha que adquirí-lo tem um alto custo deve analisar o gasto que teria em cuidar da saúde futuramente devido ao desenvolvimento de doenças relacionadas ao excesso de peso.

sábado, 2 de julho de 2011

Chinelos perjudicam a saúde

Especialistas no assunto garantem que o uso indiscriminado de chinelos, sapatos sem salto e sandálias tipo rasteirinhas são prejudiciais a saúde. Esses calçados podem levar ao surgimento de dores no calcanhar, dedos, aumentar as chances de entorse de tonozelo e podem afetar até mesmo joelho, quadris e coluna.
Estes sapatos podem ser utilizados sim, mas não durante muito tempo, não são adequados à caminhada e deixam os pés mais desprotegidos e propensos à lesões. O ideal é que o indivíduo varie o tipo de calçado, conforme a atividade que irá realizar.
O uso indevido do salto alto, principalmente os de bico fino, são igualmente prejudiciais. Segundo a opinião de vários ortopedistas, qualquer sapato que não apoie bem os pés, seja de má qualidade, tenha uma sola muito dura ou tenha uma inclinação maior que 5 cm pode afetar a coluna.
Segundo eles, os chinelos são para ser usados na praia ou na piscina e dentro de casa. Os tênis são os ideais para quem precisar andar muito, já para trabalhar o ideal é um sapato confortável, que apoie bem os pés, que não comprima os dedos e que tenha algum saltinho.
O uso do salto alto e dos sapatos de bico fino não estão proibidos, mas devem ser restrito à festas e ocasiões especiais.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Emagrecer cura Diabetes

Uma recente pesquisa científica comprovou que emagrecer cura diabetes. Um grupo de indivíduos portadores de diabetes tipo 2, com menos de 4 anos de diagnóstico da doença, submeteu-se a uma dieta restrita de apenas 600 calorias por dia durante 2 meses. Ao fim do tratamento, observou-se que a maioria já não era portadora de diabetes.
O resultado permaneceu mesmo depois do fim da dieta e quando os indivíduos voltaram a ter uma alimentação saudável “normal”, ou seja, sem açúcar, excesso de carboidratos e gorduras.
Durante o estudo, os indivíduos só alimentavam-se de alimentos dietéticos líquidos e legumes sem amido. Isso acarretou numa grande perda de peso, fazendo com que os níveis de gordura armazenada no pâncreas caísse de 8 para apenas 6%.
O estudo reforça a idéia de que ao emagrecer o indivíduo passa a ter uma melhor função pancreática, que regulariza os níveis de açúcar no sangue. Mas ainda não se sabe se os mesmos resultados serão observados nos indivíduos portadores de diabetes há mais tempo.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Canela Trata Alzheimer

Um extrato preparado à partir da canela é capaz de diminuir a perda da memória dos indivíduos portadores do Mal de Alzheimer, afirma um estudo científico. Segundo os pesquisadores, a canela é capaz de inibir o acúmulo de toxinas no cérebro e é capaz de dissolver as fibrilas que matam os neurônios cerebrais dos indivíduos portadores da doença.
A canela é uma planta medicinal utilizada para diversos fins por ser antiinflamatória, antireumática, adstringente, antiséptica e estimulante. Também é capaz de tratar doenças, como a diabetes, úlceras estomacais e duodenais, infecções urinárias, herpes, acne, câncer, pressão alta e perda da memória.
Até a presente data, ainda não foi concebido nenhum medicamento específico para tratar a perda da memória progressiva, causada pelo Alzheimer, que seja preparado à base de canela. Este é o objetivo das próximas pesquisas científicas.
Quem desejar beneficiar-se das propriedades medicinais da canela, pode ingerir um chá de frutas e adicionar um pau de canela em sua preparação. Depois é só coar e adoçar à gosto antes de saborear.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer, doença de Alzheimer ou simplesmente Alzheimer é uma forma de demência que acontece geralmente nos idosos com mais de 65 anos, que com o passar do tempo leva-os a dependência total de seus cuidadores.

Sintomas do Alzheimer

Cada paciente sofre dos sintomas da doença de forma única, mas alguns sintomas são comuns como por exemplo a falta de memória. O indivíduo pode esquecer de onde deixou as chaves de casa, onde vive e até mesmo quem são seus familiares. Com o agravamento da doença o paciente desaprende algumas funções básicas como andar e comer sozinho.
A doença é dividida em quatro fases com sintomas diferentes em cada uma delas. Com o passar do tempo vão aparecendo sintomas como confusão, irritabilidade, agressividade, alterações de humor, problemas na fala, a progressiva perda de memória e com o passar do tempo o paciente começa a desligar-se da realidade.
Na fase final da doença o paciente fica restrito ao leito, o que pode trazer complicações como o surgimento de escaras. Para evitá-las deve-se virar o paciente a cada 2 horas.

Causas do Alzheimer

O mal de Alzheimer é causado por uma degeneração das células cerebrais, fato comum no processo de envelhecimento. Alguns estudos remetem ainda a possibilidade das infecções no cérebro e na medula, a intoxicação por metais pesados e uma diminuição da acetilcolina e da noradrenalina como formas de facilitar o aparecimento da doença. Além do fator hereditário.

Diagnóstico do Alzheimer

Não existe nenhum exame capaz de diagnosticar a doença. O mal de Alzheimer é diagnosticado após o médico ter descartado as chances de outras doenças como traumatismo craniano, tumores, AVC e outras. O que ajuda no diagnóstico é o cuidador do idoso dar informações sobre este lembrando-se de fatos como “Ele esqueceu quem eram os filhos”, por exemplo.

Tratamento para Alzheimer

O tratamento para o mal de Alzheimer é feito controlando seus sintomas e complicações, visto que não existe nenhum medicamento específico para travar a doença. Até a presente data, a cura do Alzheimer ainda não foi descoberta, mas vários cientistas têm realizados estudos com as células tronco com resultados animadores.
Alguns remédios naturais como consumir alimentos fonte de vitamina C e E e a ginko biloba ajudam a manter o indivíduo mais próximo da realidade, mas muitos cientistas não confiam neles por falta de comprovação científica.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Disfunção Sexual Feminina

A disfunção sexual feminina pode ser causada por diversos fatores, como problemas emocionais, o uso de medicamentos e problemas físicos causados por doenças. Todos eles fazem com que a mulher tenha pouco ou nenhum desejo sexual ou, nos casos mais graves, elas podem ter até mesmo uma aversão ao sexo.

A boa notícia é que todos os problemas podem ser tratados de acordo com a sua origem, fazendo com que a mulher tenha uma melhor qualidade de vida.
Causas da disfunção sexual feminina

Dentre algumas causas da disfunção sexual feminina, pode-se citar:

Baixa quantidade de hormônios na corrente sanguínea;
Alguns medicamentos, como relaxantes, antidepressivos, anti-hipertensivos, antibióticos e anti-histamínicos;
Doenças que afetam o aparelho reprodutor;
Cansaço;
Quimioterapia;
Histerectomia;
Idade avançada;
Doenças;
Falta de intimidade com o parceiro;
Sensação de culpa;
Preocupação;
Estresse;
Falta de afeto ou amor pelo parceiro.

Como identificar a disfunção sexual feminina

Para identificar a disfunção sexual feminina, é preciso que a mulher vá a uma consulta com o ginecologista que avalie a condição física da mulher. Caso a paciente não apresente doenças ou disfunções que justifiquem a sua falta de interesse por sexo, uma conversa com um psicólogo será capaz de diagnosticar problemas emocionais que podem afetar a vida sexual dela.

É importante que a mulher descubra o que está causando sua falta de interesse por sexo e então trate o problema pela raíz.
Tratamento para a disfunção sexual feminina

Antes de iniciar o tratamento para a disfunção sexual feminina, é indicado saber a sua origem. Em alguns casos, vários fatores podem estar presentes. Tratar as doenças físicas e as emocionais é fundamental para que o tratamento seja um sucesso.

Além disso, recorrer à terapia de casais e o consumo de alimentos que estimulam a vida sexual, como os afrodisíacos, pode ser um conselho a ser seguido.

O uso de medicamentos, como o Viagra, indicado para casos de impotência sexual masculina, ainda não é indicada devido a falta de comprovação científica.

Muitos cientistas crêem que o principal motivo da disfunção sexual feminina causada por fatores físicos seja a má circulação sanguínea nos órgãos sexuais, o que pode sugerir que o uso de medicamentos para a circulação possam ser eficientes para tratar alguns tipos de disfunção sexual na mulher.

sábado, 25 de junho de 2011

Vote no Articulus para o prêmio Top Blog

Participamos de um concurso nacional que reconhece e premia blogs por categorias como saúde, música, educação, esporte, humor, entre muitas outras.

O prêmio anual existe desde 2009 mas o Articulus está começand a sua participação neste ano, afinal, nascemos neste ano no dia 25 de março.

Para votar, primeiro você deve clicar no selo ao lado direito:


Em seguida, escolha se deseja realizar o voto por e-mail ou twitter.


Obrigado!

Mais bulas com texto acessível no bulário eletrônico

Um novo grupo de 120 bulas de medicamentos já está disponível no Bulário Eletrônico da Anvisa.

Elas foram adequadas às novas regras, como determina a norma RDC 47/09, visando uma escrita clara e simples para que o paciente entenda como o produto age no organismo: as indicações, os riscos e as contraindicações.

Além do texto acessível, o regulamento propõe que os portadores de deficiência visual podem solicitar aos Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) das indústrias, as bulas adaptadas à sua condição, que podem ser em Braille, formato de áudio ou com letras aumentadas – iniciativa bacana que dá mais autonomia a essas pessoas.

Assim que publicadas no Bulário Eletrônico, as indústrias têm até 180 dias para adaptar a bula encontrada na caixinha dos medicamentos. Os genéricos e similares têm o mesmo prazo e devem usar a bula do medicamento de referência como padrão.

O sistema eletrônico vai ficar cada vez mais completo com novas atualizações todos os meses.

Serviço: Bulário Eletrônico

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Anemia

A anemia é a diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação. A principal função da hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias, é o transporte de oxigênio dos pulmões para o conjunto de células.

Os valores de normalidade da hemoglobina variam com o sexo e a idade. Em indivíduos adultos (maiores que 16 anos) do sexo masculino, o limite inferior da normalidade é de 13,5 g/dL. Em mulheres adultas este valor é de 12,6 g/dL.

É muito importante lembrar que o termo anemia reflete tão somente o baixo nível de hemoglobina circulante, o que não firma o diagnóstico etiológico. Portanto, uma vez presente, é necessário seguir investigação para determinar qual a sua causa.

Sinais e Sintomas
São variáveis e dependem da gravidade do quadro, da sua velocidade de instalação, dos níveis de hemoglobina e dos sinais e sintomas da doença que causou a anemia. Podem ocorrer:

  • fadiga,fraqueza, indisposição, moleza, cansaço fácil
  • palidez cutâneo-mucosa (pele, conjuntiva), queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, esclerótica azulada, pele sêca
  • dificuldade de concentração, sonolência, memória fraca
  • vertigens, tonturas, atordoação, desmaio
  • palpitações e taquicardia
  • claudicação (dores nas pernas), inchaço nas pernas
  • dispnéia (falta de ar)
  • inapetência ocorre frequentemente em crianças, queilite angular, atrofia de papilas linguais, distúrbio de comportamento alimentar( vontade de comer terra, gêlo, arroz crú)
Dieta
O consumo de alimentos ricos em ferro é essencial para a prevenção da anemia por deficiência de ferro. Importante diferenciar entre alimentos contendo ferro na forma heme (origem animal) e não-heme (origem vegetal), sendo que os primeiros têm maior aproveitamento (em torno de 30%) que os últimos (em torno de 10%). Há importante relação da absorção do ferro com a dieta, com fatores contribuintes para sua maior absorção (pH ácido do estômago, vitamina C, proteína da carne) e os que a prejudicam (cereais - efeito quelante, chás, café, refrigerantes, proteína do leite e do ovo).

domingo, 19 de junho de 2011

Que tipo de perfume é o melhor para suas características?

O cheiro é uma tarefa exercida por muitas pessoas neste mundo globalizado. Portanto, queremos saber que tipo de perfume é o melhor para suas características?

Há muitas pessoas que não podem tomar a vantagem cheia dos perfumes que são feitas. Além disso, o sentido do olfato é muito ligada à memória, tantas vezes o caso que usamos perfumes causar um efeito similar sobre as pessoas que nos rodeiam. Isto significa que devemos tentar diferentes aromas, até encontrar a que melhor se adaptem às nossas propriedades.

Assim, entre os diferentes tipos de perfumes (é uma mera classificação de espécies sensíveis que muitos classificam) são:

- Simples Floral. É um perfume feito de essências de uma única flor. Identificar facilmente e normalmente é o nome da base do perfume da flor.

- Na floresta. Estes perfumes são compostas por uma mistura de aromas das flores do campo. fragrâncias frescas são muitas vezes lembra o cheiro da floresta e campos.

- Frutas. Perfume com base no aroma de frutas. Fragrâncias pode ser composto de um ou mais frutos. Eles geralmente têm uma base de cítricos.

- Exóticos. Perfumes muito forte, resultante da combinação de vários elementos (âmbar, patchouli, etc.)

- A partir de especiarias. perfumes intensos são criados a partir de especiarias (canela, baunilha, etc.) Geralmente combinados com aromas florais.

É, evidentemente, apenas uma maneira de classificar os perfumes e aromas.

sábado, 18 de junho de 2011

Depilação a laser nos homens

O homem moderno tem pouco a ver com o homem do passado. Talvez tenham mudado as tendências culturais e do contexto em que vivemos. A remoção do cabelo é uma questão cada vez mais comum entre os homens.

Lembro-me da frase que foi dito há muito tempo: “O Homem e o urso mais peludo e mais bonito.” Sem dúvida, esta ideia tem ficado somente na lembrança, hoje o homem é cuidadoso e pelos do corpo é um elemento que tende a incomodar. Assim, a inibição do crescimento do cabelo é uma das últimas tendências que estão a florescer no domínio da aparência masculina.

Portanto, o número de homens que recorrem à depilação a laser para reduzir ou eliminar a presença de pelos em determinadas partes do seu corpo, está aumentando. De esportes profissionais de diferentes áreas utilizando estes métodos de depilação como nadadores, futebolistas ou ciclistas, entre outros, a demanda é crescente. Eles são muito bem definidos nas áreas dentro do mundo do esporte, utilizando-se da remoção do cabelo para remover o pelos e melhorar, assim, seu desempenho competitivo.

Assim, o homem pretende eliminar os pelos indesejáveis em praticamente qualquer parte do corpo .

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Dia Nacional de Combate à Asma

No dia 21 de junho é comemorado o Dia Nacional de Combate à Asma. A data foi criada em 1999, pelas autoridades de saúde e médicos, com o objetivo de chamar a atenção da população sobre como prevenir a doença.

A asma – doença crônica que atinge, no Brasil, 16 milhões de pessoas (cerca de 10% da população brasileira) – chama cada vez mais a atenção das autoridades do país, devido ao índice de mortalidade crescente a cada ano e à patologia ser a quinta maior causa de internações hospitalares, depois do parto natural, pneumonia, cesariana e insuficiência cardíaca. A asma é uma doença muito freqüente, pode causar sofrimento e até ser fatal. A população precisa ter consciência das manifestações que esta traz, para que o diagnóstico seja rápido e o acompanhamento psicológico seja imediatamente solicitado, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Pode-se definir a asma como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, sendo este o principal mecanismo que torna os brônquios mais sensíveis aos diversos fatores desencadeantes das crises. A doença – de caráter hereditário (asma alérgica) – não pode ser curada, mas pode ser perfeitamente controlada quando o tratamento é adequado, podendo o paciente ter vida normal, inclusive praticar esportes competitivos. "As crises de asma podem ser desencadeadas por diversos fatores como infecções virais (asma não-alérgica), poeira domiciliar, mofo, cheiros fortes, umidade, emoções e mudanças de temperatura. A asma é caracterizada clinicamente por crises de falta de ar, chiado, tosse intensa e sensação de aperto no peito", disse a pneumologista do HGB, Dra. Adriana Mesquita.

O tratamento da doença é feito basicamente com o uso contínuo de remédios antiinflamatórios, sendo os corticóides inalatórios os mais eficazes. O tratamento das crises de asma exige o uso imediato de broncodilatadores por inalação, principalmente sob a forma de "bombinhas" (dispositivo para levar a medicação para o pulmão), e também por nebulização. Com o uso regular destes medicamentos, consegue-se o controle da doença e os pacientes podem ter vida normal. Além disso, é fundamental que o médico explique detalhadamente a doença e como deve ser feito o seu tratamento, e o paciente deve usar corretamente os remédios e fazer as revisões médicas. "Taquicardia, tremor e excitação são alguns efeitos colaterais vistos nos pacientes que fazem o uso da medicação. Entretanto, é necessário um acompanhamento psicológico para que os pacientes não entrem em crise e nem se tornem dependentes dos medicamentos", ressaltou a pneumologista Dra. Adriana Mesquita.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), os números da asma são:

· Na década de 90, a mortalidade por asma aumentou em cerca de 40%.

· A asma afeta 10% da população brasileira ou, aproximadamente, 16 milhões de pessoas.

· Causa cerca de 2,2 mil óbitos por ano no país, 70% durante a hospitalização.

· É responsável pelo terceiro maior gasto do SUS com hospitalizações: R$ 230.8 milhões.

· É a quinta maior causa de internações hospitalares.

· O Nordeste é a região do país que concentra o maior número de internações de asmáticos por ano (136.902); em seguida, o Sudeste (103.950).

No Brasil, a doença é responsável por quase 400 mil internações hospitalares, anualmente. Os doentes que não fazem tratamento corretamente sofrem com as repetidas crises, tendo dificuldades de manter sua vida normal.


Novidades no tratamento da asma:

· Associações de medicamentos: já existem diversos produtos que associam na mesma embalagem remédios antiinflamatórios e broncodilatadores de efeito prolongado. Desta forma, consegue-se alívio dos sintomas e prevenção, simultaneamente.

· Vacina (anti-IgE): medicamento que bloqueia a atividade de imunoglobulina E (IgE), impedindo que se desencadeie o mecanismo alérgico da asma.

· Programas de Controle da Asma - a asma hoje deve ser assistida pelo uso de protocolos (esquemas padronizados), isto é, seguindo-se recomendações validadas e padronizadas que facilitam aos profissionais o acesso às informações e garantem aos pacientes o uso de tratamentos eficazes e seguros.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alergia a maquiagem

São muitas as alergias que existem e suas classes muito diversas, mas se há algum tempo você tem inchaço, avermelhamento, alergia ou coceira no rosto, o mais provável é que seja produto da maquiagem, sobretudo se você é mulher.

A alergia à maquiagem é muito comum para aquelas pessoas que sofrem de outras alergias comuns, como aos ácaros, animais e flores. Costuma passar quando você é propenso à sofrer estas alergias mais frequentes e pode desencadear em novas alergias como esta.

Por isso muitas são as pessoas que ao sofrer desta alergia à maquiagem pensam que não podem maquiar-se e para algumas é um problema pois a maioria das mulheres não sai de sua casa sem colocar pelo menos a máscara de cílios.

Para solucionar este problema, existem muitos cremes e loções compostos de elementos que favorecem principalmente às pessoas com esta alergia.

Cremes ou loções que se compõem fundamentalmente de ingredientes e criados especialmente para as pessoas com alergia à maquiagem, são produtos hipoalergénicos, sem aromas provados anteriormente a pessoas alérgicas para evitar posteriores problemas.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como eliminar a celulite

A celulite vem a ser uma autêntica preocupação de muitas mulheres, motivo pelo que muitas delas tratam de encontrar remédio mediante tratamentos de celulite ou conhecer como eliminar a celulite.

A celulite é uma corrente de fenômenos implicados entre si que, de alguma ou outra forma tendem a afetar à pele, às estruturas vasculares e ao tecido gorduroso, comportando à consequente inflamação do tecido gorduroso subcutâneo.

Com uma aparência que costuma ser denominada como pele de laranja pela sua cor, costuma aparecer em zonas relativamente concretas, como os glúteos, o abdômen, os joelhos, as panturrilhas e a zona alta das coxas.

Se bem a celulite pode aparecer com o aumento de peso, o sobrepeso e a obesidade, nem sempre costuma ter relação, já que tende a aparecer inclusive naquelas mulheres que também são magras.

Mesmo que também existem causas que vão desde o genético até o hormonal, é possível combater a celulite até o ponto de poder eliminá-la.

Como eliminar a celulite em casa?

  • Evite comer alimentos ricos em carboidratos de absorção rápida, como podem ser os doces, as farinhas refinadas e os açúcares, entre outros, já que são ricos em gordura saturadas, como vimos em alguma que outra ocasião.
  • Em muitas ocasiões falamos dos benefícios que tem para nosso organismo beber pelo menos 2 litros diários de água. E precisamente beber esta quantidade diária ajuda a desintoxicar a micro circulação.
  • As hortaliças e os legumes, da mesma forma que as frutas, contribuem com muita fibra e, além disso, previnem a prisão de ventre, motivo pelo qual deveremos incluí-las em nossa alimentação diária, já que também nos ajudam a combater a celulite.
  • Se você tende a tomar muito café, ou uma ou duas xícaras, trate de substituí-lo pelos chás. Demonstrou-se que o chá vermelho ou o chá verde aceleram o metabolismo, sendo bons quando desejamos eliminar a celulite e inclusive perder de peso.
  • A prática de exercício diário é fundamental, já que não só nos assegura uma vida saudável, mas é ideal para nossa pele.
  • Consumir muito sal potêncializa a retenção de líquidos, motivo pelo qual é recomendável que você trate de consumir sal em poucas quantidades.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ácido hialurônico na beleza

Na luta tanto da própria indústria cosmética contra o envelhecimento como na beleza em si, a descoberta do ácido hialurônico supôs uma autêntica e verdadeira revolução anti rugas, sendo muito utilizada na atualidade por muitas empresas de cosmética.

O ácido hialurônico vem a ser uma molécula que podemos encontrar em diferentes tecidos de todas as especiais animais, incluindo inclusive o próprio corpo humano.

Se encontra especialmente concentrado na epiderme, o humor vítreo dos olhos, e no líquido sinovial que lubrifica as articulações. No entanto, com o passar do tempo estas moléculas diminuem de quantidade, deteriorando sua função.

Precisamente pelos resultados obtidos na sua aplicação cirúrgica mediante injeções, o ácido hialurônico ficou muito famoso, podendo ser aplicado inclusive de maneira tópica através de tratamentos faciais e cremes.

A aplicação tópica tende a ser menos agressiva que a primeira, já que o efeito produzido pelas injeções são visíveis mais rapidamente e trata-se de um método invasivo, por isso a aplicação tópica tende a ser muito mais natural, ao mesmo tempo que é mais saudável.

Além disso, seus efeitos são muito mais positivos, já que com o ácido hialurônico na sua forma tópica se estimula a produção de elastina e colágeno, por isso a pele se hidrata intensamente.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como limpar a pele

Quando limpamos a pele pretendemos retirar a poeira, as bactérias, a maquiagem e demais impurezas presentes na pele. No entanto, se não realizar com os produtos corretos a pele pode sofrer e ficar ressecada.

De modo que as pessoas com dermatite e pele muito sensíveis e delicadas devem ter atenção especial quando limpam sua pele.

A importância da limpeza diária também radica em que é indispensável ter a pele limpa para que os produtos tonificantes, hidratantes e nutritivos penetrem cumprindo o que prometem.

Para tirar a maquiagem pode-se pensar em diferentes opções:

Leite de retirar maquiagem. São emulsões fluídas em duas fases: uma oleosa que elimina as células mortas, e outra aquosa que limpa a sujeira solúvel em água.

Cremes. São produtos removedores de maquiagem ideal para as peles mais sensíveis e propensas à irritação.
Tônicos e loções. Os tônicos são líquidos compostos de água pura ou destilada e extratos vegetais com propriedades suavizantes.

Tônicos matinais. Um tônico ou loção matinal reanima a pele e devolve-lhe a frescura.

domingo, 12 de junho de 2011

Ficar de rosto limpo

Muitos são os especialistas que recomendam utilizar maquiagem ao tipo de pele que tem cada pessoa, e fazer-se inclusive alguma que outra que ajude, a saber, se é alérgico a algum determinado ingrediente contido nestes cremes e pós.

Mas para desfrutar de rosto limpo, uma das melhores recomendações que se podem dar é a de limpar a pele todos os dias com desmaquiadores ou limpadores, independentemente que tenhamos maquiado ou não.

Podem utilizar géis, espumas, leites ou tônicos (por citar só alguns exemplos), e desta maneira conseguiremos acabar tanto com as impurezas como com o excesso de oleosidade, e você eliminará, além disso, os restos de maquiagem em caso que você tenha maquiado.

Mas para conseguir um rosto puro e saudável, deve-se -pelo menos- limpar o rosto duas vezes por dia, especialmente pela manhã para retirar a gordura segregada enquanto dormimos (e refrescá-la), e durante a noite para eliminar os restos de maquiagem e as impurezas.

Desta maneira não só se conseguirá eliminar as diferentes impurezas que afetam à pele, mas ajudará a melhorar a saúde da pele, chegando a atrasar inclusive o próprio envelhecimento em si.

Lembre também tomar pelo menos 2 litros de água por dia, e manter uma alimentação saudável e rica em verduras, hortaliças e frutas, já que te ajudará por sua vez a manter uma boa saúde na pele, mantendo-a hidratada e com um aspecto certamente invejável.

sábado, 11 de junho de 2011

O que são Estrias

As estrias são cicatrizes que se formam quando se rasga a membrana que se encontra na derme, a mesma esta encarregada de garantir a partícula elasticidade que possui a pele. É muito comum que tanto mulheres como homens podem ter, pode ser ocasionadas por engordar ou emagrecer rapidamente entre outras coisas.

Pode ser apresentado em diferentes partes do corpo, seu aspecto varia segundo o motivo que as provoco: poderão ser finas ou grossas e de cor branco ou avermelhado. É de grande importância que leve a serio uma dieta equilibrada e realize atividade física como forma de cuidar seu organismo para não as contrair, em caso que as sofra deverá seguir os mesmos conselhos e realizar algum tratamento para melhorar sua aparência já que não desaparecem.

A seguir, algumas classes de estrias que pode aparecer:

» Estrias atróficas. Se é um esportista extremo poderá ter com mas frequência que outras pessoas devido à atividade física que realiza.

» Estrias de distensão. Se ganhar peso ou perder peso muito rápido seu corpo gera este tipo de estria.

» Estrias de gravidez. Poderá adquiri-las em maior proporção durante a gravidez.

» Estrias de puberdade. São originadas por mudanças corporais e hormonais típicos dessa etapa.

Existe outros tipos que não estão listadas na lista acima.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Exercícios para a celulite

A celulite tende a ser uma corrente de fenômenos implicados entre si que, de alguma ou outra forma tendem a afetar à pele, às estruturas vasculares e ao tecido gorduroso, comportando à consequente inflamação do tecido gorduroso subcutâneo.

No entanto, existe uma série de exercícios para a celulite que podem resultar muito úteis. Especialmente, porque são exercícios simples de praticar, ao mesmo tempo em que muito fáceis.

Exercícios para a celulite

*Exercícios para os coxas

Como você sabe, os coxas é um dos lugares em onde tende a aparecer a celulite. Nesta ocasião, o exercício consiste em deitar-se de lado, com um braço apoiado no solo e o outro estirado, refletindo as pernas ligeiramente e mantendo a quadril perpendicular ao solo.

Eleva a perna superior, mas sem girar o joelho nem o pé. Feixe 2 séries de 35 repetições.

*Exercícios para os glúteos

Na posição anterior relativa aos exercícios para os coxas, antecipa uma perna até que forme um ângulo de 90º com o tronco.

Agora eleva a perna sem deslocar o quadril, fazendo 35 repetições.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dia da Imunização

A maioria das pessoas já recebeu algumas doses de vacinas durante a vida.

Desde crianças estamos acostumados com o ritual das gotinhas e agulhas. Agradável ou não, o fato é que são necessárias e são elas que promovem a imunização.

Imunizar é tornar o organismo resistente e capaz de reagir à presença de certos agentes (doenças, venenos de animais e outros).

Nós temos dois tipos de imunidade: a natural, desenvolvida pelo próprio organismo e que protege as pessoas contra infecções e doenças, e a imunidade adquirida, aquela que o organismo desenvolve após receber vacinas e soros (imunização passiva).

A vacina é uma substância não reagente, geralmente feita do vírus da doença, morto ou inoculado, que é injetado no corpo humano ou de animais. O corpo não reconhece que o vírus está morto e vai fabricar substâncias que vão combatê-lo. Assim quando o organismo estiver suscetível ao contágio da doença, ele já terá criado anticorpos para defendê-lo.

Como evitar as varizes

São numerosos os truques, tratamentos e dicas que você pode encontrar para evitar as varizes, por isso hoje, te dizemos como evitar as varizes…

As varizes são uns pequenos protuberâncias que saem na pele das pernas e que, em algumas ocasiões, produzem dor. Isto é devido à dilatação das veias que com isso, as válvulas se fazem insuficientes e se atrofiam, dando lugar a uma maior dilatação, e em casos maiores à insuficiência venosa.

Existem várias causas que provocam sua aparição, uma delas é são as válvulas defeituosas nas veias das pernas. Estas são as responsáveis pela circulação do sangue ao coração. E podem produzir-se por ter muita pressão nas pernas, o que faz com que as veias se inchem e o sangue não flua corretamente.

Como evitar as varizes

Para que não apareçam estas antiestéticas varizes você deve evitar ficar de pé durante longos períodos de tempo, além de:

- Usar um sapato cômodo, evitando, a medida do possível, os saltos altos.
- Se estamos sentadas no sofá, é recomendável elevar as pernas.
- Se você já tem varizes você deve ir ao médico para que te dê o tratamento adequado.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A gordura e a saúde da mulher

Mesmo que o volume de gordura depende em grande medida na dieta e na alimentação que cada um segue diariamente, existem diferentes momentos na vida que tende a acumular uma maior porcentagem de gordura em algumas zonas do corpo.

Muitos especialistas coincidem em indicar que se deve evitar problemas como o sobrepeso e a obesidade para poder manter uma vida saudável, e para isso deve seguir a cada dia com um estilo de vida igualmente saudável.

No entanto, e tal e como já te indicamos, às vezes a proporção de gordura no corpo da mulher muda segundo a idade ou momento biológico no qual se encontre.

Na puberdade, por exemplo, quando os ovários começam a fabricar hormônios, o corpo muda, dessa maneira que aumentam os seios e a gordura tende a depositar-se nos glúteos e nas coxas.

Durante a gravidez, novamente no corpo se acumula gordura, já que o objetivo principal neste caso é o de manter ao feto em caso de necessidades nutricionais diversas, por isso este aspecto principal (acompanhado da retenção de líquidos), provocam um considerável aumento de peso.

Depois do parto as quadris tendem a ampliar, dessa maneira que se facilita a expulsão do bebê.

Na menopausa também se produz uma mudança na morfologia do organismo da mulher, já que a falta de estrogênios (hormônios), provoca que a gordura se acumule no abdômen.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dores pré-menstruais

Cada mês nos dias prévios à regra, nosso organismo experimenta mudanças físicas e psicológicas. É nesses dias quando muitas mulheres padecem o que conhecemos como dores pré-menstruais. É importante saber como conviver com elas e tratar de amenizar.

É frequente que as mulheres, nos dias anteriores ao período, experimentem mudanças hormonais significativas. Para muitas delas estes passam completamente despercebidos, mas para outras podem chegar a ser bastante incômodos e inclusive impedir que elas continuem com sua vida normal. Entre as dores pré-menstruais mais habituais encontram-se a sensação de inchaço no estômago e/ou nos peitos, cansaço e fadiga ou maior sensibilidade.

As dores pré-menstruais podem aparecer de muitas maneiras e pode-se afirmar que a alteração dos hormônios é a responsável por isso. Nos dias prévios à chegada da menstruação, a mulher pode experimentar notáveis mudanças de humor. Pode ir do riso ao pranto, se sentirá mais irritada e sobretudo mais sensível. Pode ter uma diminuição da libido, mas tudo se restabelecerá com a chegada do período. A pele e o cabelo são outros dos afetados. Durante estes dias o cabelo estará mais grosso e na pele aparecerão alguns grânulos.

Para amenizar as dores pré-menstruais, evita-se ingerir alimentos pesados como as frutas secas, gorduras e lacticínios. Além de deixar de lado o fumo e o álcool. Trate de beber água e chá. Faça algum exercício, ajudará a manter a mente em outro lugar e afastará das dores.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Acelerar menstruação com canela

A canela é há muito tempo utilizada como remédio caseiro, em forma de infusão, para ”descer a menstruação” em atraso. Porém, deve-se ter cautela pois a canela é considerada abortiva.

A Cinnamomum zeylanicu, ou canela, é Originária do Sri Lanka, sudeste da Índia, é aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero, por isso é hemenagoga.

A arruda parece ter também o mesmo efeito.

domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

Cuidar é a melhor forma de preservar

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

sábado, 4 de junho de 2011

Como montar uma lancheira saudável

O que colocar na lancheira hoje? Todo dia, a dúvida é inevitável, certo? Mas lembre-se de que, mais do que saciar a fome do seu filho no intervalo das aulas na escola, essa refeição também precisa ser saudável e nutritiva, o que não significa que ela deva ser sem graça ou com tantas proibições. “Tudo bem uma cobertura no bolo de cenoura”, diz Silvia Cristina Ramos, nutricionista clínica do Instituto de Metabolismo e Nutrição, de São Paulo.

Segundo a especialista, a montagem da lancheira vai depender do horário em que a criança vai à escola e da refeição que fez anteriormente. “Muitas crianças que estudam de manhã, por exemplo, não têm o hábito de comer no café da manhã. Só tomam um leite”, diz. Para essas, o cardápio deve ser mais completo. Um líquido, uma fruta, uma proteína (queijos, por exemplo) e um carboidrato (pães e bolos) devem fazer parte da refeição. Já, se a criança teve um café da manhã completo ou se o lanche for no período da tarde, pode escolher duas das opções.

Uma dica da especialista é na conservação dos alimentos em casa que depois serão levados para a escola. “Frios, leite, requeijão e iogurtes, por exemplo, devem ficar na parte mais alta da geladeira. Nunca na porta, porque o resfriamento é menor e deixa o produto mais suscetível à alteração de temperatura.”

A escolha da lancheira também merece atenção. É claro que as crianças sempre querem aquela que tem o seu personagem preferido, mas a qualidade do produto é fundamental. “As lancheiras devem ter o certificado de que são térmicas, e isso geralmente está na etiqueta”, diz Silvia. Ao embrulhar o lanche, prefira envolvê-lo em papel-filme e depois colocar em um pote de plástico. Se a criança levar suco natural feito em casa, é preciso que a garrafa seja térmica, para conservar as vitaminas da bebida.

E não esqueça de verificar a lancheira quando seu filho retornar da escola. Além de conferir o que ele comeu, aproveite para fazer uma limpeza. “O ideal é que todos os dias você passe um pano com água e álcool e uma vez por semana, água e detergente”, diz Silvia.

Dicas

Um líquido para repor as perdas hídricas ocorridas durante as atividades físicas. Devem ser acondicionados em garrafas térmicas de lancheiras, podem ser sucos, chás, água de coco engarrafados ou em embalagem tetra-pack. Cuidado com os refigetantes!

Uma fruta: por serem ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. As mais práticas são as que podem ser consumidas com casca ou cuja casca pode ser retirada com facilidade (maçã, banana, pêra, mexerica, uva)

Um tipo de carboidrato: sua principal função é fornecer energia. Ofereça pães (integral, fôrma, sírio, broa, etc...), bolachas, bolos. Cuidado com a quantidade, pois são apenas parte do lanche.

Um tipo de proteína: estas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo, além de estarem ligadas ao bom funcionamento do sistema imunológico. Ofereça proteínas lácteas (queijos, requeijões), iogurtes, frios e defumados os mesmos devem se mantidos em temperatura adequada.

Cardápio

Selecionamos abaixo algumas sugestões de cardápio para facilitar o seu dia a dia. Confira.

Bebidas: sucos, podem ser os naturais, desde que colocados em garrafas térmicas, ou aqueles de caixinha (em embalagem tetrapack), do tipo néctar, achocolatados e água de coco.

Frutas: banana, maçã e pêra.

Pães: pão de fôrma comum ou integral, pão sírio, bisnaguinha, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa.

Recheios: margarina, requeijão, queijos branco ou muçarela (tem menos gordura do que o queijo prato), geleia, peito de peru e presunto magro. Vale lembrar que os frios são muito perecíveis e devem ser consumidos após comprados e em até três dias.

Sugestão de cardápio

Segunda-feira
1 caixinha de vitamina,1 bisnaguinha com requeijão,1 maçã
Terça-feira
1 caixinha de suco concentrado,1 sanduíche (2 fatias de pão de forma) com queijo branco,1 pêra
Quarta-feira
1 garrafinha de leite fermentado,1 minibolo,1 goiaba
Quinta-feira
1 caixinha de suco concentrado, 3 bolachas sem recheio, 1 queijo processado
Sexta-feira
1 caixinha de achocolatado,1 bisnaguinha com peito de peru, 1 ameixa vermelha

Lanche sem restrições:

1)
1 iogurte
1 lanche de pão de fôrma com queijo branco e cenoura ralada
Uva Itália



2)
1 suco de maracujá (caixinha)
1 fatia de bolo de cenoura
1 maçã


Lanche para a criança com alergia ao glúten

1 suco de morango (caixinha)
1 fatia de bolo de fubá
1 pêssego


Lanche para a criança com alergia ao leite

1 bebida à base de soja com sabor
1 bisnaguinha com geleia de morango
1 mexerica


Lanche para a criança com diabetes

Suco de fruta natural sem adoçar
1 pão integral com requeijão light
4 morangos

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia mundial sem fumo


Esta data foi criada em 1987, na Assembléia Mundial de Saúde e desde então, a Organização Mundial da Saúde (OMS) articula esta atividade em todo o mundo, definindo um tema a ser abordado a cada ano.

Calcula-se 1 bilhão de fumantes no mundo e destes, apenas 200 milhões são mulheres. Mas, é comprovado que enquanto o tabagismo diminui entre os homens, está aumentando entre as mulheres.

No Brasil, a prevalência de tabagismo vem caindo, conforme dados da última pesquisa do Ministério da Saúde realizada em 2008 em parceria com o IBGE, mas esta redução foi menor entre mulheres.

Que tal aproveitar a data para ajudar alguém (homem ou mulher) a parar de fumar?

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Parou de fumar? Confiras as dicas para você não engordar


Cigarro faz mal à saúde, isso todo mundo sabe, e os benefícios para quem decide parar com este vício são inúmeros. Porém, muita gente continua fumando devido a medos injustificáveis que cercam o tabagismo e desestimulam as pessoas na hora de dar um fim a este vício, como por exemplo, engordar.

Acredite! Muita gente resolve não parar de fumar pelo simples fato de não querer ganhar uns kilinhos extras, que são normais aparecerem quando o cigarro é eliminado do dia a dia.

O porquê dos quilos extras:

Após 8 horas sem fumar, ocorre uma renovação das glândulas salivares olfativas que facilita a distinção dos alimentos. Quando achamos a comida saborosa e cheirosa, o normal é comermos mais, e se o ex-fumante é uma pessoa nervosa ou ansiosa, fatalmente vai descontar na comida, já que não vai poder mais contar com o cigarro.

Mas é possível parar com o vício e levar uma vida saudável sem medo de engordar. Para isso, siga as nossas dicas e mude alguns hábitos.

  • Caminhe depois das refeições;
  • Evite ingerir alimentos pesados e gordurosos;
  • Evite tomar inúmeras xícaras de café ao longo do dia;
  • Beba muita água;
  • Respire profundamente várias vezes durante o dia;
  • Mantenha uma dieta equilibrada.

Pare de fumar, leve uma vida saudável e aumente sua auto-estima.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Você sabe qual seu tipo de corpo?


Para ficar sempre bonita é fundamental eleger looks que valorizem seu biótipo. Para isso é imprescindível conhecer o seu corpo.

Tire você mesma as medidas e saiba em qual grupo você está:

Com uma fita métrica tire suas medidas de busto, cintura e quadril.
Em frente ao espelho meça a cintura, de um lado ao outro, os ombros, de uma extremidade à outra e o quadril também de um lado ao outro e na zona mais larga.

Anote no seu bloco, compare com a nossa descrição e confira algumas dicas:

Ampulheta: os ombros têm a mesma medida do quadril e a cintura é mais fina.

Dica: as peças de roupa devem ser sempre marcadas. Alterne partes justas com amplas. Se for usar uma calça skinny, coloque-a com uma batinha mais solta e vice-versa.

Triângulo (invertido): os ombros são mais largos do que a cintura e o quadril.

Dica: Evite as mangas volumosas ou blusa com gola alta. As saias mais soltas dão uma ilusão de volume da parte dos quadris e pernas.

Pêra: os ombros e a cintura são mais estreitos que o quadril.

Dica: As saias e vestidos levemente soltinhos são uma ótima escolha.

Oval: a cintura é mais larga que os ombros e o quadril, a silhueta é arredondada, tipo maçã, geralmente o peso está acima do normal.

Dica: As calças e saias devem ser mais retas. Decotes em “V” também são ótimos aliados para disfarçar a falta de cintura. As blusas não devem ser muito soltas, nem justas.

Retângulo: os ombros, a cintura e o quadril têm a mesma largura, a silhueta é direita sem curvas.

Dica: importante é dar a ilusão de mais formas com os decotes em “V” ou em “U” e destacar sempre a cintura com cintos, faixas ou com a própria modelagem da peça.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Problemas com mau hálito


Todos nós sabemos como é ruim o mau hálito. Apesar de não ter grandes consequências clínicas, ele pode atrapalhar e muito o convívio daspessoas e abalar seu equilíbrio psicológico. É comum pessoas se sentirem inseguras e consequentemente entrar em depressão por causa das dificuldades impostas pelo mau hálito. Apesar de tudo isso, essa é uma doença que em 99% dos casos tem cura. Além disso, não podemos esquecer que o mau hálito matinal por exemplo, é comum e não deve ser encarado como uma doença.

O mau hálito ou halitose ataca cerca de 60% da população mundial, porém, a grande maioria é causada ou por uma alimentação picante com alho ou cebola que naturalmente causam um odor desagradável na boca, ou então por uma higiene bucal deficitária. Nesse caso, o tratamento se restringe a uma boa escovação, principalmente na área posterior da língua onde pode ficar acumulado grande maior quantidade de bactérias responsáveis pelo mau hálito. A escovação bem feita dos dentes evita também inflamações da gengiva ou o acúmulo de resto de alimentos o que também causa o mau hálito.

São poucas as vezes que a causa do mau hálito é associado ao estômago, as causas extra bucais mais frequentes são doenças bronco-pulmonares, alcalose, digestivas, hepáticas, diabetes, nefrite, tabagismo, doenças febris, stress, longos períodos de jejum, desidratação, respiração pela boca e também certos tipos de medicamento.

A melhor forma de evitar o mau hálito é cuidando da higiene bucal e da alimentação. Cenoura, maçã, e as fibras auxiliam na limpeza dos dentes e gengivas. A ingestão frequente de água também é importante. A estimulação da produção de saliva também ajuda evitar o mau hálito. Já para quem tem tendência ao mau hálito, o melhor é evitar carnes gordurosas, frituras, repolho, alho e cebola. Também deve-se evitar as bebidas alcoólicas e o fumo.

Além de todas essas medidas, é importante fazer visitas periódicas ao dentistas, para assim, identificar e resolver com maior eficiência qualquer problema bucal.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Como fazer a higienização de ovos

Todos nos sabemos que fazer a higienização dos alimentos que consumimos é de extrema importância para evitar a contaminação por meio da ingestão de bactérias e fungos prejudiciais à nossa saúde.

Porém, muitas pessoas acabam fazendo apenas a ‘limpeza’ de alguns alimentos e deixando outros de lado, principalmente aqueles qual a ‘casca’ não são consumidas, como, por exemplo, o ovo.

Alimento bastante utilizado em nossa alimentação, o ovo, quando não bem higienizado, pode causar sérios riscos à saúde e uma doença grave chamada ‘salmonelose’.

Segue algumas dicas de higienização:

Um a um, os ovos devem ser lavados em água potável. A lavagem deve ocorrer minutos antes de serem consumidos, nunca para estocar.

A lavagem deve começar em água corrente e em seguida emergir o alimento em uma solução clorada (ver abaixo receita). Retire-o imediatamente e escorra. Em seguida o ovo estará pronto para o consumo.

Substância clorada: receita

1 colher de sopa (10mL) de água sanitária para uso geral a 2,0 a 2,5% para cada litro de água ou 2 colheres de sopa (20mL) de hipoclorito de sódio a 1% em 1 litro de água.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hipertensão resistente


A hipertensão resistente, também chamada de hipertensão arterial de difícil controle, é aquela que não consegue ser controlada mesmo com múltiplos medicamentos anti-hipertensivos, ocasionando um elevado risco de doenças cardiovasculares neste grupo de pacientes.

Hipertensão arterial

O atual consenso classifica a hipertensão da seguinte maneira:

Normotensos: pessoas com pressões arteriais menores ou igual a 120/80 mmHg
Pré-hipertensos: pessoas com pressões arteriais entre 121/81 - 139/89 mmHg
Hipertensos grau I : pessoas com pressões arteriais entre 140/90 - 159/99 mmHg
Hipertensos grau II: pessoas com pressões arteriais maiores ou iguais a 160/100 mmHg

É sempre bom salientar que uma única medição não é suficiente para se estabelecer o diagnóstico de hipertensão. O paciente para ser hipertenso tem que apresentar níveis pressóricos constantemente acima dos 139/89 mmHg. No nosso texto geral sobre hipertensão explicamos com mais detalhes o que é necessário para se estabelecer o diagnóstico de hipertensão arterial.

Hipertensão arterial resistente - Definição

Nem toda hipertensão não controlada é sinônimo de hipertensão resistente. Precisar de 2 ou 3 remédios diferentes para controlar a pressão arterial é algo corriqueiro na prática médica. Definimos como hipertensão arterial resistente apenas aquelas que não conseguem ser controladas com ao menos 3 medicamentos anti-hipertensivos diferentes (de preferência um deles sendo diurético). Ou seja, todo paciente que precisa de 4 ou mais drogas diferentes para fazer com que sua pressão arterial fique constantemente abaixo de 140/90 mmHg é considerado como portador de hipertensão de difícil controle. Estima-se que cerca de 15% dos pacientes hipertensos tenham critérios para hipertensão resistente.

Cabe destacar que é preciso que o paciente esteja realmente tomando os anti-hipertensivos prescritos para caracterizarmos uma hipertensão como de difícil controle. Se o paciente voluntariamente toma os remédios de modo errado, indo de encontro ao que foi prescrito, a pressão manter-se-á alta, não porque ela seja resistente, mas sim porque não está sendo tratada corretamente. Do mesmo modo, quando o tratamento proposto pelo médico é insatisfatório, seja por doses insuficientes ou por escolha equivocada das drogas, a pressão arterial pode manter-se descontrolada sem que ela seja realmente uma hipertensão resistente. Por exemplo, a não prescrição de uma diurético para estes pacientes é considerado uma falha da terapêutica. Nestes casos, basta acertar o tratamento para que a pressão possa ser controlada com menos de 4 drogas diferentes.

Alguns casos considerados como de difícil controle são na verdade pacientes com a chamada hipertensão do jaleco branco (hipertensão da bata branca, em Portugal). São os pacientes que ficam tão ansiosos durante a consulta médica, que suas pressões arteriais, apesar de bem controladas em casa, elevam-se no momento da aferição pelo médico, dando a falsa impressão de não estarem devidamente controladas.

Fatores de risco para hipertensão arterial de difícil controle

Geralmente as hipertensões de difícil controle são aquelas com níveis pressóricos altos, classificadas como hipertensão grau II. Dificilmente uma hipertensão leve não consegue ser controlada com uma ou duas drogas diferentes.

Algumas características genéticas, alguns fatores ambientais e a presença de certas doenças podem dificultar controle da pressão arterial, favorecendo o aparecimento da hipertensão resistente. Entre eles podemos citar:

- Raça negra
- Idade avançada
- Tabagismo
- Obesidade
- Consumo excessivo de sal
- Consumo excessivo de alcaçuz
- Consumo excessivo de álcool
- Consumo de cocaína
- Diabetes mellitus
- Insuficiência renal crônica
- Hipertrofia ventricular esquerda (aumento do tamanho do ventrículo esquerdo do coração, uma complicação comum em quem tem hipertensão há muito tempo).

Drogas que interferem no tratamento da hipertensão

Além dos fatores descritos acima, o uso de certos tipos de medicamentos também pode interferir na eficácia dos anti-hipertensivos, fazendo com que tenhamos que aumentar suas doses e/ou associar mais drogas ao esquema de tratamento. Entre elas, citamos:

- Anti-inflamatórios
- Aspirina em doses acima de 500mg por dia
- Anticoncepcionais orais
- Analgésicos derivados da morfina
- Anfetaminas e derivados
- Corticoides
- Ciclosporina
- Descongestionantes nasais
- Eritropoietina
- Remédios à base de Ephedra ou Ma huang, muito usados em tratamentos ditos naturais para emagrecer. (obs: a maioria dos remédios para perder peso, naturais ou não, contém substâncias que interferem na pressão arterial).

Causas secundárias de hipertensão

A imensa maioria dos casos de hipertensão é primária, ou seja, surge sem que haja uma causa estabelecida. Isto significa que o paciente é hipertenso porque é hipertenso, não havendo nenhum motivo identificável para o aparecimento da doença. Toda hipertensão arterial sem causa aparente é chamada de hipertensão essencial, sendo esta responsável por mais de 90% dos casos.

Entretanto, em uma minoria dos pacientes, a hipertensão pode surgir devido a uma doença oculta, sendo denominada assim de hipertensão secundária. Se a hipertensão secundária é incomum dentre a população com hipertensão arterial, quando separamos apenas aqueles com hipertensão de difícil controle, ela se torna uma causa relativamente comum. Entre as causas de hipertensão secundária que devem ser pensadas em pacientes com hipertensão de difícil controle estão:

- Insuficiência renal crônica (a IRC pode causar hipertensão mas também pode ser uma consequência da mesma)
- Hiperaldosteronismo (geralmente causado por um tumor benigno da glândula supra-renal que produz aldosterona em excesso, hormônio que regula a absorção de sal nos rins)
- Estenose da artéria renal (redução do calibre da artéria que irriga o rim)
- Apnéia obstrutiva do sono

Tratamento da hipertensão arterial de difícil controle

Para se controlar uma pressão arterial resistente é preciso primeiro certificar-se de alguns pontos, como a aderência do paciente ao tratamento já prescrito e a ausência de hipertensão do jaleco branco. Eliminar drogas que possam estar interferindo no tratamento também é essencial. Se for o caso, o paciente deve parar de fumar, cortar o consumo de álcool, emagrecer e iniciar atividade física regular. O sal deve ser cortado da dieta. A população do mundo ocidental come sal em excesso e não tem ciência do fato.

Se corrigidos todos os fatores acima e a pressão arterial ainda estiver alta, necessitando de pelo menos 4 drogas para um adequado controle, deve-se investigar causas secundárias. Uma vez identificada uma causa para a hipertensão, a mesma deve ser tratada.

Se apesar de tudo a pressão mantiver-se elevada, algumas drogas podem ser associadas ao atual esquema anti-hipertensivo. Entre elas podemos citar:

- Espironolactona
- Rilmenidina
- Metildopa
- Hidralazina
- Clonidina
- Minoxidil

Esta última droga é extremamente potente, sendo capaz de controlar virtualmente todos os casos de hipertensão resistente, porém deve ser usada com cuidado pois causa hipotensão com frequência, além de provocar frequentes efeitos colaterais.

domingo, 22 de maio de 2011

Exercícios físicos e circulação

A frequência de batimentos cardíacos é bem menor em um atleta do que em uma pessoa que não se dedica a atividades físicas com regularidade. Isso acontece porque, no primeiro, o músculo cardíaco, em cada batimento, manda ao corpo um volume de sangue muito maior. A frequência de batimentos, em um atleta em repouso, gira em torno de 50 por minuto, enquanto em uma pessoa sedentária pode chegar a 80 por minuto. Nas pessoas não acostumadas a exercícios físicos, a frequência de batimentos durante o esforço também é muito maior do que em um atleta.

Musculação, atividade física boa para malhar os músculos dos braços
O efeito da prática regular de exercícios físicos sobre os batimentos cardíacos se faz sentir aos poucos. Em um programa de condicionamento físico bem planejado, um mesmo esforço, realizado durante várias semanas, acaba levando a uma diminuição na frequência dos batimentos. Isso significa que o músculo cardíaco está adquirindo uma maior capacidade de trabalho. Por outro lado, se a pessoa quiser manter carta frequência de batimentos, o exercício terá de ser realizado com intensidade cada vez maior, o que também indica melhora no desempenho do coração.

Há bastante tempo se sabe que a prática habitual de exercícios físicos está relacionada a longevidade e à saúde cardiovascular. Para se obter um condicionamento físico razoável e diminuir o risco de problemas cardiovasculares, recomenda-se realizar diariamente de 20 a 30 minutos de exercícios moderados, como andar, correr em ritmo acelerado, nadar ou dançar.

A atividade física regular reduz o risco de se formarem placas de colesterol nas artérias, que comprometem a oxigenação do músculo cardíaco. Também facilita a redução do peso, importante fator de risco nos problemas do coração.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dicas para acelerar seu metabolismo

Depois dos seus 30 anos de idade, o metabolismo começa a declinar em um ritmo de 2 a 4% por década, e perder peso pode ficar muito difícil. Mas mesmo diante desse desafio ainda existem formas de conseguir perder aquela barriguinha. Abaixo você confere dicas saudáveis para ajudar você a emagrecer.

Aumente a quantidade de músculos
Para começar é importante garantir que ao se exercitar você consiga ganhar massa muscular. Um estudo publicado pela Universidade do Colorado, Health Science, demonstrou que perder 0,4 quilos por semana durante 12 semanas pode diminuir o metabolismo por causa da perda de músculos que exercícios aeróbicos causam. Isso pode fazer com que o indivíduo consiga perder alguns quilos inicialmente, mas depois não consiga mais perder peso.
Para mudar essa situação, levantar peso três vezes por semana é a maneira mais rápida de conseguir músculos e alcançar resultados quando a balança insiste em não se mover. Pesquisas mostram que fazer exercícios anaeróbios regularmente pode acelerar o seu metabolismo quando você está descansando em até 8%.
Em um estudo que durou oito semanas, homens e mulheres que fizeram apenas aulas aeróbicas conseguiram perder 1,8 quilo, mas não ganharam músculos, enquanto aquelas que fizeram a metade de aulas aeróbicas, mas fizeram levantamento de peso perderam 4,5 quilos de gordura e ganharam 0,9 quilos de músculos.
Descansar menos entre os exercícios também pode ajudar. Fazer uma pausa de apenas 20 segundos, ao invés de uma que dure de 60 a 90 segundos, entre cada série queima calorias extras e acelera o metabolismo.
Prestar atenção na alimentação também ajuda. Por isso coma menos e mais vezes para acelerar seu metabolismo. Espalhar calorias durante o dia faz com que o açúcar do sangue fique estável e controla a liberação de insulina, que faz com que seu corpo guarde mais calorias em forma de gordura. 

Ultrapasse seus limites
É um cenário comum: os primeiros 9 quilos são perdidos com facilidade, mas depois disso começa a ficar mais difícil e pode ocorrer uma estagnação no processo de emagrecimento por volta da terceira semana de exercícios regulares. Segundo Michele Kettles, diretor médico da clínica Cooper em Dallas, quando você começa a perder peso, seu corpo trabalha menos para se manter, simplesmente porque existe menos de você para ele sustentar.
Isso significa que a sua malhação tem um efeito menor na queima de calorias. Por isso que se você pesa 81 quilos e perde 15, provavelmente você vai começar a derreter cerca de 100 calorias a menos em uma aula de exercício aeróbico que dure uma hora.
Também a questão da idade começa a comprometer na hora de continuar a perda de peso, pois quando você vai ficando mais velho, a fragilidade do corpo e doenças como artrite podem dificultar a prática de atividades fortes e de alto impacto que ajudam a compensar esse déficit na perda de caloria.
Para reverter essa situação evite fazer outras coisas enquanto você se exercita, como assistir TV ou ler um livro, pois isso pode diminuir a intensidade de seu exercício e a queima de calorias. Ao invés disso, preste atenção ao seu pulso. Para melhores resultados esteja sempre entre 60 e 80% do máximo da capacidade do seu coração.
Nunca fique com a mesma rotina de exercícios durante muito tempo. Para continuar a perder peso é importante sempre estar desafiando o próprio corpo. Na primeira semana de todo mês, faça sempre uma nova série de exercícios. 

Não pare de se movimentar no seu dia a dia
Pode acontecer subconscientemente, mas estudos mostram que algumas pessoas se movem menos depois que começam a se exercitar.
De acordo com uma pesquisa do Netherlands, quando mulheres e homens com cerca de 60 anos começam a malhar duas vezes por semana, a suas atividades diárias diminuem cerca de 22%. A razão para isso ainda não é conhecida, mas os especialistas acreditam que seja por causa da fatiga pós-exercício ou por causa da sensação que muitas pessoas têm de que se você está malhando pode se dar ao luxo de parar de fazer pequenas atividades.
Infelizmente essa idéia está errada. De acordo com um estudo da clínica Mayo, pequenas atividades, como ficar em pé ao invés de sentado e andar mais durante o dia, podem queimar cerca de 350 calorias por dia.
Além disso, outra pesquisa mostra que diminuir suas atividades diárias pode desligar uma enzima que controla o metabolismo da gordura e fazer a perda de peso mais difícil, o que faz com que os exercícios físicos realizados em uma academia, por exemplo, não sejam suficientes para perder peso.
Para ter certo controle sobre as atividades que você têm quando não está na academia, compre um pedômetro e use-o nos dias em que você não se exercita. Depois calcule a sua média somando os totais diários e dividindo-os pelo número de dias que você usou o aparelho. Se você não mantiver esse nível de atividade todos os dias, a sua perda de gordura irá diminuir. Ou seja, se você geralmente anda 5.000 passos por dia, mas não faz o mesmo naqueles dias em que você malha, isso pode diminuir a sua perda de peso em até 50%. 

Controle a boca
Em estudo publicado no International Journal of Obesity, pesquisadores descobriram que quando mulheres e homens com mais de 35 anos e que estão acima do peso começam a se exercitar, alguns deles compensam a sua atividade física comendo até 270 calorias extras por dia, adquirindo mais dá metade das calorias que queimaram malhando.
Isso pode acontecer porque se exercitar regularmente muitas vezes pode estimular a liberação de ghrelin, um estimulante de apetite que tem a função de proteger o corpo de uma perda de peso excessivamente rápida. Para fazer o problema ficar pior, o apetite pode aumentar também quando a menopausa se aproxima, por causa do declínio dos níveis de estrogênio.
Para superar essas adversidades tente não malhar de barriga vazia, pois quando você se exercita sem nada no estômago o seu açúcar baixa, o que pode fazer com que o seu apetite fique maior e você coma mais do que deveria. Para evitar isso faça um pequeno lanche antes de se exercitar. Coma uma banana, uma barrinha de cereal ou tome um iogurte cerca de meia hora antes de ir para a academia.
Anotar tudo que você ingere também é uma ótima técnica para perder peso. Mas anote antes de comer e não depois, para que você possa verificar o que já comeu no dia e decidir o que deve ou não consumir.
De acordo com um estudo da Universidade da Carolina do Norte na Chapel Hill, beber bastante água, além de hidratar, faz com que você consuma cerca de 200 menos calorias que uma pessoa que só bebe chá, café, refrigerantes entre outras bebidas. Para melhorar os resultados, beba água gelada, pois ela acelera o metabolismo. Seis copos de água gelada por dia queimam 50 calorias.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Genes defeituosos causam doenças | Parte II

A hemofilia, citada no texto anterior, é outro caso bem conhecido de doença genética. Ela é muito mais frequente nos homens, sendo extremamente rara nas mulheres. Na espécie humana existe um gene que controla uma substância importante para a coagulação do sangue. Os hemofílicos apresentam uma variedade defeituosa desse gene, e por isso, o sangue não coagula. A coagulação é um mecanismo de proteção: o coágulo funciona como uma roda que veda os vasos sanguíneos lesados, interrompendo a hemorragia. Para um hemofílico, portanto, qualquer hemorragia pode ser mortal. Por isso, as pessoas hemofílicas precisam receber durante toda a vida transfusões de sangue de outras pessoas, ou pelo menos a substância que promove a coagulação, também retiradas do sangue de pessoas normais. Devido a isso, muitos hemofílicos acabaram se contaminando com o vírus da Aids, numa época em que essa doença era pouco conhecida em que os bancos de sangue não verificavam a presença desse vírus no sangue que coletavam.

O dalronismo também é decorrente de deficiência genética. A exemplo da hemofilia, ele é muito mais frequente nos homens. No daltonismo falta um dos tipos de cones, células relacionadas à visão das cores. Assim, o daltônico pode confundir cores, como vermelho e verde, ou verde e marrom.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Genes defeituosos causam doenças | Parte I

Da mesma forma que o genes determinam a cor da nossa pele, o tipo de cabelo que temos ou a forma do nosso queixo, eles são também responsáveis por várias reações químicas do metabolismo, que ocorrem no interior de nossas células. Genes, em última análise, são pedaços de DNA, que funcionam como informações que indicam como nossas células devem agir, em termos de metabolismo.

Como seria se recebêssemos de nossos pais alguns genes defeituosos? Nossas células, nesse caso, estariam recebendo informações errôneas sobre como se comportar quimicamente, e isso poderia trazer problemas mais ou menos graves.

O albinismo é um bom exemplo. O gene A informa como as células devem proceder para fabricar melanina, enquanto o gene a não faz isso.Quando a pessoa herda tanto do pai como da mãe o gene a, causador do albinismo, suas células simplismente não não recebem as instruções para fazer o pigmento melanina. Isso ocasiona vários tipos de desconforto, já que a melanina filtra a radiação em excesso, protegendo a pele humana. Pessoas albinas têm a pele muito sensível a luz, e, por falta absoluta de pigmento nos olhos , ficam ofuscadas com uma claridade que seria suportável para os demais indíviduos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ANS propõe desconto nos planos de saúde para quem se cuidar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) propõe a criação de incentivos para os beneficiários de planos que têm hábitos saudáveis e cuidam da saúde.

Este é o tema da próxima consulta pública da ANS, que estará disponível a partir da semana que vem, dia 16 de maio.

Programas de envelhecimento ativo e promoção da saúde, bem como a prevenção de riscos e doenças serão indispensáveis.

O incentivo para uma vida mais ativa e saudável, com menos riscos de doença na velhice, poderá vir dos planos de saúde. A ideia é inverter o processo de pagar pela saúde quando precisar cuidar dela.

Todos os segurados de planos de saúde, de qualquer idade, poderão ser beneficiados com descontos de até 30% nas mensalidades, ao aderir a programas de exercícios e alimentação, por exemplo.

Envelhecimento da população

A implementação de políticas públicas e regulatórias para os idosos é uma necessidade apontada pela mudança na estrutura etária, neste momento de acelerado envelhecimento populacional.

Com a idade chega também o elevado risco de adquirir doenças crônicas e, por isso, quanto maior o estímulo à vida saudável, maiores os frutos a serem colhidos futuramente.

A ANS busca, assim, normatizar a criação de mecanismos com o intuito de incentivar os beneficiários a cuidar da saúde, e as operadoras a mudar sua forma de organização em busca de um modelo de prevenção de doenças.

Segundo a ANS, os planos de saúde não serão obrigados a adotar os programas.

O que é uma Consulta Pública?

É uma forma de ampliar a participação da população na elaboração e no aprimoramento de políticas públicas. Espera-se assim, tornar as ações governamentais mais democráticas e transparentes.

Confira os arquivos referentes à Consulta Pública nº 42

sábado, 14 de maio de 2011

Dúvidas comuns sobre a Fibromialgia

1. A fibromialgia é uma doença de verdade ou é apenas psicológica?

Desde a década de 1980 que a fibromialgia é reconhecida como "doença real". Sabe-se hoje que o cérebro dos pacientes com fibromialgia são mais sensíveis a informações vindas do exterior, reconhecendo como dor estímulos que o cérebro da maioria das pessoas reconhece como não dolorosos.



2. Existe alguma lesão visível ou detectável em algum órgão dos pacientes com fibromialgia?

Não. Por isso a doença é tão difícil de ser diagnosticada.



3. O que causa a fibromialgia?

Não se sabe. Atualmente aceita-se que a doença tenha origem genética, uma vez que familiares de primeiro grau apresentam 8,5x mais chances de também ter fibromialgia. Porém, ainda não se conseguiu identificar nenhum gene quem possa ser responsabilizado.



4. Como é feito o diagnóstico da fibromialgia?

Não existe nenhum exame laboratorial ou de imagem que forneça o diagnóstico da fibromialgia. Estes exames são pedidos na maioria das vezes apenas para descartar outras doenças.

Atualmente o modo mais usado é através da identificação de pelo menos 11 dos 18 pontos dolorosos típicos da fibromialgia, exemplificados na ilustração ao lado.



5. Quais são os sintomas da fibromialgia?

Dor músculo-esquelética difusa, principalmente na coluna, pescoço, braços e pernas; cansaço, mesmo sem se ter feito nenhum esforço físico recente; memória fraca e dificuldade de concentração, dificuldades para dormir; dor de cabeça crônica e sensibilidade a mudanças de temperatura são os sintomas mais comuns.



6. Existe cura para fibromialgia?

Não. Tenha cuidado com as famosas promessas de cura e remédios milagrosos ou revolucionários. A maioria são engodos que se aproveitam do desespero do paciente para ganhar dinheiro.

Já há tratamentos que ajudam no controle dos sintomas, mas nenhum deles é considerado milagroso. O atual tratamento da fibromialgia inclui vários fatores como mudanças de estilo de vida, exercícios, terapias de relaxamento e ajuda psicológica.



Pontos da Fibromialgia
7. Qual é o tratamento para fibromialgia

O tratamento é divido em várias direções. Uma delas é o controle da dor; outra é otimização do sono. Exercícios regulares e alongamentos ajudam. Também é importante uma re-educação alimentar, evitando-se álcool e cafeína. Não fumar também ajuda.

O tratamento das doenças associadas, como por exemplo depressão, melhoram a qualidade de vida dos pacientes com fibromialgia.



8. Quais são as doenças que costumam estar associadas a fibromialgia?

Depressão, ansiedade, síndrome do intestino irritável, enxaqueca, dor pélvica crônica, disfunção da articulação temporomandibular e cistite intersticial.



9. Qual o médico especialista que trata fibromialgia?

Reumatologista. Porém, um clínico geral que tenha experiência no assunto, também pode tratar a fibromialgia.



10. Fibromialgia piora com o passar do tempo?

Depende. Cerca de 25% dos casos se tornam pior ao longo dos anos; outros 25% melhoram. A evolução depende da existência de outras doenças associadas e da aderência e resposta do paciente ao tratamento proposto pelo médico.

Em um trabalho cientifico que acompanhou pacientes com fibromialgia por 14 anos, pôde-se perceber que a maioria dos pacientes não referiu melhora significativa dos sintomas, porém, mais de 75% mantinham uma vida produtiva normal a despeito de terem fibromialgia.



11. Fibromialgia pode levar ao óbito?

Não. Porém, se não tratada corretamente pode prejudicar muito a qualidade de vida e tornar o paciente pouco produtivo.



12. Existe uma dieta especial para fibromialgia?

Não, mas evitar gorduras, álcool e cafeína parece ajudar no tratamento.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Novo preservativo com um toque de Viagra

Homens com problemas de ereção podem ter a solução com o novo produto apelidado de ‘Viagra para preservativos’.
Fonte: DailyMail
Especialistas dizem que os preservativos, que contêm um gel que ajuda o homem a manter a ereção por mais tempo, poderia ter um impacto significativo no mercado, no qual a inovação é rara e invenções protegidas por patentes não são frequentes.

Como o produto foi pensado

Designers constataram que um grande número de homens se queixaram de ter dificuldade para manter a ereção ao usar preservativo nas relações sexuais.

Fabricantes fizeram os novos produtos com um gel que é usado para tratar a angina, aumentando o fluxo sanguíneo para o coração. Neste caso, mais sangue vai para o orgão sexual masculino.

Ao contrário dos comprimidos azuis, o preservativo não é voltado para pessoas que têm disfunção erétil e impotência. Em vez disso, foi pensado para ajudar as pessoas que acham o preservativo difícil de usar.

Espera-se que a iniciativa incentive os homens a se prevenir e, assim, que seja reduzida a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

O produto também foi pensado de forma que não escorregue facilmente. A fabricante Futura Medical, afirma que o desafio é ter um produto estável em um preservativo – um gel que não faça nada que prejudique a camisinha.

As propriedades benéficas devem atrair clientes do sexo masculino que querem usar o contraceptivo para melhorar a vida sexual.

O produto, chamado de CSD500, está perto de ser aprovado e pode estar à venda na Europa até o final do ano.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Natação, o esporte mais completo


A natação é o rei dos esportes mas nadar no mar é algo mais benefico.
Em primeiro lugar, a natação é um dos poucos esportes completo que há (sendo o mais completo).Faz trabalhar com todos os musculos do corpo, e não apenas uma parte.
Sua capacidade de modelar o corpo, criando um bom "tipo", também é superior
Em segundo lugar, o contato com a água acrescenta todas as vantagens de uma massagem aquática, que tem os seguintes benefícios.
  • Melhora a circulação;
  • Elimina as toxinas;
  • Aumenta a tonicidade muscular;
  • Aumenta a firmeza cutânea
  • E melhora o estado da pele.
Em terceiro lugar, a composição da água do mar acrescenta uma outra vantagem. Os minerais e elementos nutritivos que são absorvidos pela pelee exercem um efeito maravilhoso na pele inclusive uma maior resistência ao inverno.

domingo, 8 de maio de 2011

Feliz dia das Mães

A equipe Articulus deseja a todas as mães do mundo, um feliz dia das mães!

  • Essa pessoa que cuidou de nós desde pequenos.
  • Que disse não na hora certa.
  • Que nos carregou cerca de 9 meses em seu ventre.
  • Que soube a hora certa de parar-nos
Afinal, mãe é mãe, e devemos agradecer muito a Deus por termos ela conosco desde que nascemos e ao seguirmos nossa trajetória da vida.

"Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por termos você."

Amor de mãe é incondicional

sábado, 7 de maio de 2011

Como preveni-se e trata-se o sarampo

Como se prevenir?
A vacinação é a medida mais eficaz de prevenção contra o sarampo. A vacinação deve ser feita com a tríplice viral aos 12 meses de vida e uma dose de reforço aplicada entre 4 a 6 anos de idade. A vacina também deve ser aplicada durante a realização de bloqueio vacinal de contatos de casos suspeitos ou confirmados da doença, em indivíduos da fai-xa etária de 6 meses a 49 anos de idade, que não comprovem vacinação anterior. Nesse caso, a vacina utilizada para os maiores de 6 anos é a dupla viral. Os profissionais de saúde e todos os profissionais da rede hoteleira, aeroportos, portos, taxistas, profissio-nais do turismo e do sexo, quartéis, corpo de bombeiros e caminhoneiros, atualmente, constituem os principais grupos de risco para a doença e por isso devem procurar o pos-to de vacinação para receberem a vacina contra sarampo. A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba e a dupla viral não contém antígenos contra a caxumba.

Como tratar?
O tratamento é feito com repouso, dieta líquida ou branda, medidas de higiene geral, hidratação, antitérmicos e limpeza das secreções oculares e nasais com soro fisiológico. Em populações com deficiência de vitamina A, recomenda-se a suplementação da vita-mina.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More